domingo, 17 de junho de 2012

Azeitona-do-Ceilão

Falsa azeitona,  Azeitona Ornamental
Origem: Ásia (Malásia, Índia e Sri Lanka)
Depois de muito vasculhar, consegui a resposta de um amigo. Aquela enigmática árvore que tenho no ¨quintal¨ denomina-se ¨Azeitona do Ceilão. Sempre me chamou a atenção o bonito tom alaranjado de suas folhas quando estão prestes a cair e ficava imaginando qual seria a origem de tal exemplar. 
Anos atrás percebi a produção de alguns poucos e pequenos frutos, semelhantes à   azeitona. Entretanto este ano ( imagino que com a árvore estando mais adulta), os frutos estão enormes e a arvore carregada. O amadurecimento ocorre em setembro.  As maritacas que assaltam a plantação de sorgo do meu vizinho fazem um certo estrago nos frutos da árvore também. Penso que desfrutam mesmo é do prazer de bicar somente, pois mesmo estando os frutos verdes,  elas  estragam muitos deles,¨não perdoam¨.
Fiquei me perguntando se esses frutos seriam aproveitáveis para consumo  humano e por algumas informações que obtive na internet percebi que embora sejam comestíveis não são muito palatáveis.  Muitas pessoas tentam prepará-las em conserva como azeitona comum, mas o gosto adstringente não é muito agradável.
A engenheira de alimentos e pesquisadora Shirley Berbari, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas (SP) comenta que ¨o gosto lembra o de uma banana verde".Shirley conta que o Ital fez testes de processamento com o fruto, sem sucesso. "Tentamos fazer picles, mas o gosto não ficou bom", diz ela, lembrando que, por enquanto, não há dados nutricionais ou antinutricionais sobre a azeitona-do-ceilão.
O fruticultor Helton Teodoro Muniz, de Campina do Monte Alegre (SP). criou uma receita de picles que teve seu sabor aprovado e é usada pela família em pizzas, maioneses e tortas e ressalta:  " os frutos devem estar verdes".
"A azeitona-do-ceilão é extremamente ácida", diz a professora da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) Marta Spoto. "Outra característica é que os frutos, após colhidos, devem ser utilizados em até 48 horas, pois perdem a qualidade." Na Esalq o fruto também foi testado no preparo de um doce, mas o resultado dividiu opiniões. "Uns acham parecido com marmelada, outros, que lembra figo. Há quem ache amargo ou sem gosto.
Fonte:
SEAGRI Bahia
PlantaSonya 

10 comentários:

  1. É claro que, gosto não se discute...
    Porém, eu já fiz um processo de fermentação com essas azeitonas, durante 30 dias e já davam, sim, para comer. O sabor não é ruim. Parece muito com a azeitona verdadeira. Sei de um homem que produz dois tambores dessas azeitonas todo ano, e, o que não consome, vende ou dá para os vizinhos, que apreciam bastante.
    Minha sugestão: busque a melhor forma de fermentá-la e não desista assim tão rápido. ok?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma arvore dessa azeitona e pela primeira vez deu frutos. Estou curiosa e vou aproveitar as receitas .

    ResponderExcluir
  3. Compro de um grupo do vale do ribeira uns geléia de azeitona do Ceilão que é uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, eu moro no Vale do Ribeira e tenho esta árvore. Será que vc me daria detalhes de quem te forneceu? Muito obrigado, Samuel

      Excluir
  4. bom dia,eu tenho uma arvore desta e nao sei como fazer a conserva tem como vc me socorre me add no face edna marcia santos obrigada

    ResponderExcluir
  5. Comprei hoje uma conversa da azeitona-de-ceilão dos agricultores de Morretes-PR, aprovada! Gostei...

    ResponderExcluir
  6. O vizinho de onde trabalho tem um pé. Sempre me fornece alguns. Faco um suco com limão. Fica com sabor de pera verde. Delicioso.

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma conserva e ficou deliciosa
    Primeiramente cozinhei na panela de pressão com água e um pouco de sal. Cozinhei só 5 minutos após ferver e abri a panela só depois que esfriou.
    Depois fervi água e coloquei vinagre de maçã, um pouco de açúcar para quebrar a acidez, um pouco de sal, temperos de ervas e um pouquinho de pimenta. Coloquei as azeitonas num pote de vidro com esse líquido temperado e coloquei na geladeira. Depois que vai curtindo fica muito bom

    ResponderExcluir
  8. eu ganhei uma porção. Testei vários métodos, mas um que gostei foi colocar os frutos lavados e secos numa caixa de madeira, revestida com tecido. depois cobri com sal marinho grosso. Deixei 1 semana, remexendo. Retirei o excesso e coloquei água e conservei em geladeira. Também testei deixando na água alguns dias, trocando a cada 2 dias. Elas ficam bem macias, e perdem o sabor ácido. Então coloquei um tanto num pote com sal, vinagre e água. Segui receitas de preparo de azeitona verdadeira

    ResponderExcluir