domingo, 22 de janeiro de 2012

Que Cogumelo esquisito! ¨Phallus Impudicus¨

Foi essa a exclamação que fiz quando vi pela primeira vez esse exemplar inusitado brotando do solo úmido e  rico em materia orgânica . Tive um pouco de trabalho para conseguir descobrir o nome e enumerar todos seus pequenos detalhes, mas a busca valeu.

Anteriormente já havia notado a presença deles no ¨quintal¨mas a pressa da rotina diária e seu curto periodo de vida  ( dois ou tres dias)  não colaboraram para que eu os observasse mais demoradamente.

Pelo que pude perceber surgem em periodos de longas chuvas.  Aparecem de ¨um dia para o outro¨.Não nascem como uma plantinha, brotando e crescendo...simplesmente ¨explodem ¨de um momento para o outro.

 E essa ¨redinha lateral? Uma perfeita toalhinha de renda!  Mas nem todos apresentam esse detalhe de forma tão pronunciada.

          

Observando melhor e revolvendo a terra  por perto de onde eles surgem encontrei o que parecem ser pequenos ¨ovos¨ arredondados.Alguns deles do tamanho de ovos de galinhas, outros menores.







Interiormente há um tipo de ¨grande semente¨ firme e esponjosa e em volta desta uma espécie  de ¨gel¨.




Esta foto tirei por volta das 19h. Uma ¨batata¨ estava começando a se abrir.

Abaixo está  o cogumelo aberto na manhã seguinte.


 

Todos possuem um ¨corpo¨com  consistencia firme (esponjosa) porém frágil. O tamanho varia entre 13, 15 e 20 cm.






  Estes são um pouco diferente dos que fotografei outro dia, possuem a parte superior escura e a presença de um tipo de liquido viscoso no topo. Imagino que tal substância deva atrair insetos e moscas pois  percebi a presença de diversos deles enquanto fotografava. O odor não chega a ser forte, porém perceptível. Os de ¨topo claro¨ são praticamente inodoro.


                            
                   
               


               E mais este, com ¨redinha      




Internamente, no sentido do comprimento, são completamente ocos. Precisei sacrificar um deles para obter as informações. :-(






Creio que a estrutura deste cogumelo deve lembrar-lhes algo familiar. A mim também assim pareceu mas jamais poderia pensar que seu nome poderia ser ¨Phallus Impudicos¨!

 O que é a Natureza....

6 comentários:

  1. Aparentemente é um parente do Phallus Impudicus. Porém o referido P.I. naõ produz a rede. Talvez seja sim uma espécie diferente. Veja http://en.wikipedia.org/wiki/Phallus_impudicus

    fernandolemos@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Talvez vc deva classifica-lo e dar a ele seu nome ou adicionar um "reticulatym" ou ainda "malodorum" a nova subespécie.

    fernandolemos@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Conclusão: o cogumelo na realidade se chama Phallus duplicatus

    http://www.mushroomexpert.com/phallus_duplicatus.html

    fernandolemos@yahoo.com

    ResponderExcluir
  4. http://www.mushroomexpert.com/phallus_indusiatus.html

    ResponderExcluir
  5. Eu encontrei um desse no meu jardim, ele estava solto, peguei ele e coloquei no chão do jardim, após algumas horas, percebi que ele abriu uma renda em sua volta, peguei-o novamente e de imediato comecei com uma coceira no pescoço que chegou até a ferir e no braço, próximo as axilas, não sei se foi o contato com o mesmo. Ao passar pelo local, só de pensar no cogumelo, eu começava a coçar novamente nas regiões especificadas.

    ResponderExcluir
  6. na verdade, se tem a redinha mais ampla o nome é
    Indusiatus falo. Encontrei uma pagina que descreve ele http://www.mushroomexpert.com/phallus_indusiatus.html

    Daniela

    ResponderExcluir