sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Majestosa Paineira

- Aquele é um Ipê Rosa?

Paineira Rosa -  Chácaras Granville - Birigui
Esta foi a pergunta que me fez  uma amiga que ao visitar-me avistou numa chácara vizinha, uma Paineira totalmente coberta de flores.

Entendo  o motivo da confusão pois a Paineira não é o tipo de árvore com a qual as pessoas se deparam todos os dias. Devido ao seu grande porte raramente são encontradas nos centros urbanos onde  são cada vez nais escassos os espaços disponíveis para arborização.  As  residências dispõe de minúsculas superfícies  destinadas aos jardins, na via pública árvores deste porte podem causar transtornos no calçamento, pavimentação e fiação elétrica se o plantio não for bem planejado.


Paineira Rosa - Rotatória Bairro Colinas
Birigui


Devido a isso poucos são os que podem desfrutar diretamente de sua companhia e beleza. Vamos encontrá-las na beira das estradas, em algumas propriedades rurais e algumas vezes  solitárias no meio de um campo distante.


Paineira Rosa -Bairro Tereza Barbieri
Birigui

Esta árvore tipica do interior do Brasil, começa a perder suas folhas em dezembro, culminando o processo em abril e maio, quando ocorre  sua floração  (estação mais seca e fria).  Lindamente  recobrem-se de flores  que vão de uma tonalidade rosa quase branca chegando a um rosa intenso.




Para quem não conhece as Paineiras torna-se difícil  imaginar que desta imponente árvore com tronco totalmente coberto de espessos espinhos, possam derivar flores tão belas e delicadas.


Paina - Chácaras Granville- Birigui

Posteriormente à florada e amadurecimento dos frutos, estes se abrem e começam a  dispersar as sementes através do vento, envoltas numa espécie de  ¨algodão¨, denominado paina.






Paina



Lembro-me  que minha avó dizia que no passado  utilizavam esta paina como enchimento de travesseiros e colchões.

O exemplar que plantei ainda está pequeno e levará alguns anos para florescer.  Enquanto isso vou admirando e desfrutando da beleza das árvores da vizinhança.


.


6 comentários:

  1. Como são lindas as paineiras... Estou muito preocupada com aquela gigante que tem na Marechal ROndom, na antiga fazenda do Mamprim. Se a fazenda for vendida, é bem provável que aquela árvore majestosa vá para o chão. Ela deve ter mais de 60 anos,é muito grande e grossa, vigorosa mesmo. Será que tem alguma coisa a ser feita para prevenir antes que ela morra?
    Rose Fávero

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose! Poderíamos conversar com o proprietário da fazenda. Quem sabe podemos fazer algo para resguardá-la! Vamos combinar um horário para irmos lá? Bjs Geisa

    ResponderExcluir
  3. Oi Geisa! Que coisa mais linda essa paineira! Encantadora mesmo.A cor então...(Rosa)gostei demais. Nunca me lembro de ver uma árvore dessas. Beijo. Karin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karin, muito bem lembrado! Também não me recordo de haver visto paineiras em Londrina na época em que morei aí. Talvez não seja muito comum na região. Bjks

      Excluir
  4. Geisa, aqui é o João Domingos Custodio,está tudo bem com vc?Parabéns pela postagem.Estou assinando como anônimo mas sou eu...rs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Custodio! Feliz em receber noticias suas. Obrigada pela visita e pelo comentário! Abs

    ResponderExcluir