sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Passeio no quintal

Realizava hoje um trabalho no canteiro da horta, quando a uma certa distância percebi algo (de bom tamanho), caminhando, sem muita pressa.  Acreditei tratar-se de um Tatu pois já havia visto um antes na chácara.

Cheguei um pouco mais perto e percebi que era um lagarto ( bem grandinho), com cerca de 80 cm.  Muito bonito, todo desenhando em preto e branco. Infelizmente o horário do sol a pino ( 13hs), e a distancia, não permitiran uma coloração muito fiel. Não me parecia agressivo mas aquela língua longa  e bífida ( com duas pontas), como as das serpentes,  me deixava um pouco receosa.

Fui chamar meu vizinho para me ajudar a identificar o animal, e neste meio tempo ele desapareceu.  Sei agora que se trata de um Tiu (ou Teiú), um lagarto muito útil, pois alimenta-se de larvas, insetos e vermes.
Acredito que ele retornará para outras voltinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário